build free website

Há décadas produzindo com amor, da nossa família para a sua.

“Abacates cultivados com carinho e respeito à natureza e às pessoas. Porque nutrir seu bem-estar faz bem!”

Naohito Tsuge

(fundador do Grupo Tsuge)

A agricultura sempre esteve presente no Grupo Tsuge e sua história é consolidada  na tradição familiar, no cuidado e respeito com a terra, passada de pai para filho, que teve origem ainda no Japão, onde eles já tentavam oferecer seus produtos nos melhores  mercados e agregar qualidade e valor. 

Valores que acompanharam a Família Tsuge após virem para o Brasil, em 1954.  Aos 36 anos, o pai de Naohito Tsuge (fundador do Grupo Tsuge) e Masahito Tsuge  (Cofundador) vendeu as terras que tinha no Japão para tentar a vida aqui no Brasil, país  em que enxergava um futuro promissor. 

Depois de um ano trabalhando como colono, o pai de Naohito comprou terras em  Uraí, no norte do Paraná, nas quais depositou esperança. Porém, os cinco alqueires de café acabaram sendo devastados pela forte geada que atingiu as lavouras do Paraná no ano de 1955. Foram tempos difíceis, vencidos com persistência, trabalho e sabedoria. 

Em 1974, Naohito, que era o mais velho dos irmãos da família Tsuge, permitiu-se arriscar e realizou inscrição para um projeto pioneiro nas terras do cerrado mineiro, em Minas Gerais, encabeçado pela cooperativa de Cotia. O pai, já doente, aconselhou-o a seguir o caminho que ele julgasse melhor, mas pediu ao filho que não se esquecesse dos irmãos. 

Naohito decidiu, então, fincar raízes no município de São Gotardo, onde adquiriu  três lotes (os chamados lotes 14, 15 e 18), com objetivo de cultivar arroz, soja e café. Porém, o arroz sentiu a altitude elevada da região e a primeira colheita de soja não superou  10 sacas, restou o café. O aprendizado veio com a prática e o uso de tecnologias apropriadas para as terras do cerrado mineiro. 

O trabalho e a dedicação da Família Tsuge fizeram a diferença novamente.  Trabalhando com cultura perene, o café, aprenderam a realizar planejamento de longo prazo. Alcançando esta visão futura, resolveram diversificar com a cultura do abacate, que é hoje, a principal e única cultura do Grupo Tsuge. 

Atualmente, Naohito supervisiona o Grupo Tsuge, juntamente com o auxílio de  seu irmão Masahito e seu filho Paulo e o sucesso está ligado aos valores que acompanham a família Tsuge desde o Japão, a excelência na qualidade de produção e o carinho e respeito às pessoas e a natureza. 


A vinda para o cerrado

Uma mala de roupas, um Fusca, a cara e a coragem. Assim, Naohito Tsuge rompeu o Cerrado na Região de São Gotardo em 1974. Hoje o Grupo Tsuge busca ser referência mundial na produção do abacate avocado (hass), uma variedade com um sabor marcante. Com a missão de oferecer ao consumidor brasileiro o mesmo produto exportado para a Europa, o Grupo Tsuge baliza sua produção na conquista dos maiores certificados internacionais de qualidade.

Nossa missão, nossa visão e nossos valores

Missão

Produzir alimentos saudáveis, trazendo benefícios aos colaboradores, clientes, sociedade e meio ambiente.

Visão

Ter credibilidade do mercado pela qualidade dos produtos ofertados e pelo respeito da empresa ao consumidor, à comunidade e ao meio ambiente.

Valores

Sustentabilidade, qualidade e respeito.